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Orientações para Educação Infantil

 

Orientações para Educação Infantil

 

1. Horário de entrada e saída:

O início das aulas acontece às 7h 50min/13horas e o fechamento do portão acontece às 8h20min/13h30min; as crianças deverão chegar antes deste horário para a participação das atividades iniciais.

2. Doenças: A criança portadora de doença infecto-contagiosa deve apresentar à coordenação, o atestado médico para justificar a sua falta, uma vez que ela não pode frequentar as aulas durante o período da doença.

3. Solicitação de Tarefas: O aluno que não comparecer à aula, os pais deverão solicitar as tarefas até às 11h/16 horas. As atividades quando solicitadas estarão disponíveis na coordenação a partir deste horário.

4. Saída Antecipada: Caso a família necessite retirar o educando do ESFRA, durante as aulas, deverá solicitar por escrito, através da agenda para que a coordenação autorize a saída. A autorização deve ser assinada pelos pais ou responsáveis.

5. Saída Normal dos Alunos: Os alunos ficarão nas dependências do ESFRA esperando o seu portador, que será precisamente identificado. Caso o portador habitual não possa vir, o responsável deverá entrar em contato com o ESFRA para a devida autorização.

6. Comunicação aos Pais: Em casos específicos, o ESFRA solicitará, através de circulares e convocações expedidas pela Direção, Coordenação,  Professores, a presença dos pais, quando se fizer necessário. Caso necessitem falar com um desses profissionais, para resolver assuntos específicos do(a) seu (sua) filho(a), faz-se necessário agendamento antecipado.

7. Presença dos Pais ou Responsáveis: Para melhor atender às crianças, no momento da sua chegada ao ESFRA, as professoras e auxiliares precisam estar livres e sua atenção totalmente voltada para elas. A presença dos pais na sala, durante as aulas, desvia a atenção das crianças e interfere na rotina da sala de aula, ocasionando distrações por parte dos alunos. A parceria família e escola contribuem efetivamente no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e espiritual das nossas crianças. Qualquer dúvida, em relação às orientações, o setor responsável estará sempre à disposição dos senhores.

8. Saídas e visitas pedagógicas: A criança precisa vivenciar novas experiências para adquirir mais autonomia e conhecimentos. Por isso, proporcionamos, também, atividades fora do ambiente escolar. Nessas ocasiões, as crianças são acompanhadas pela equipe multidisciplinar do ESFRA, mediante autorização prévia da família.

9. Encontro de Pais:

Esse é um momento muito especial das famílias com os professores, porque possibilita compartilhar a ação educativa, permitindo-lhes conhecer e valorizar o desempenho do(a) seu(sua) filho(a), estabelecendo uma parceria em tudo que se fizer necessário neste processo de aprendizagem. É de fundamental importância a presença dos pais nesses encontros.

10. Aniversário:

Para a realização dos aniversários de alunos, os pais devem considerar com atenção as informações abaixo:

● Os aniversários serão comemorados mediante negociação com a professora, realizando o agendamento;

● Cumprir os horários do início e término, para não haver interferências na rotina da sala de aula;

● Quanto à ornamentação, os pais devem orientar aos organizadores, que não podem colocar bolas, painéis presos nas paredes, somente a partir da parte revestida com cerâmica;

● A programação deve ser marcada com a professora, no prazo mínimo de uma semana de antecedência;

● É importante que os pais compreendam que o espaço físico da sala de aula, não comporta outros convidados, que não sejam da família da criança.

11. Animais e Brinquedos:

Para a segurança das crianças, a entrada de animais e/ou brinquedos na sala de aula só será permitida caso faça parte de algum projeto e com a prévia autorização da professora.

12. Acompanhamento e Avaliação:

A avaliação da Educação infantil tem o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento infantil e de reflexão permanente sobre a história que cada criança vai construindo ao longo de sua descoberta do mundo.

De forma sistematizada e flexível, as ações educativas dão-se pela postura mediadora do professor, através de uma observação participativa e contínua, considerando a relação com o saber e com o aprender do aluno.

Nesse processo avaliativo, os instrumentos serão elaborados de forma diversificada para que os alunos possam expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, levantando hipóteses, avançando na construção de significados.

A avaliação tem uma importância social e política no fazer educativo. Essa importância a que nos referimos está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas  que adotamos. Fazemos o acompanhamento integral e ininterrupto de cada criança, através de relatórios ao longo do processo educativo. Em data previamente marcada (página 24), ocorrerá um encontro entre Pais e ESCOLA para a entrega dos “Registros de Observação”, constando o desenvolvimento da criança. 

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