Principais Notícias

See other templates

Orientações para o Ensino Fundamental e Médio

Orientações para o Ensino Fundamental e Médio

 

Horário de entrada e saída.

Fundamental I

            1º ao 4º ano: Entrada: Matutino: 7h 50min.          Vespertino: 13 horas.

                                     Saída: Matutino: 11h 50 min.           Vespertino: 17 horas  

Fundamental I e II

                           5º ao 8º ano: Entrada: 7h 10 min.

                                    Saída: 11h 40 min. /  12h 30min

Ensino Médio:

             1ª a 3ª Série: Entrada: 7h 10 min.

                                      Saída: 11h 40 min. /  12h 30min

Obs: As turmas de Ensino Médio realizarão Projeto Comunitário das disciplinas Filosofia e Sociologia com encontros no turno vespertino.

        A 3ª Série do Ensino Médio terá atividades avaliativas em 2 (dois) dias por semana, no turno vespertino, conforme calendário da página 28.

Esse horário deverá ser considerado por todos os alunos, impreterivelmente. Os atrasos implicarão para os alunos no cumprimento de normas estabelecidas para esses casos.

1 – Entrada de alunos:

- Para a primeira aula do período da manhã não será permitido ao aluno entrar em sala de aula após os 10 minutos do início da aula, devendo aguardar na recepção o início da aula seguinte. O mesmo ocorrerá na primeira aula do período da tarde após as 13h10min;

- Respeitar as orientações, feitas pelo Auxiliar de Disciplina ou, outras mudanças a critério do professor durante sua aula;
- O(a) aluno(a), uma vez no recinto de espera, não poderá sair para compras, passeios etc. O funcionário da portaria tem o dever de zelar pelo cumprimento dessa norma, negando o pedido de alunos e/ou impedindo a sua saída.

2 – Atrasos:

O aluno deve chegar à escola pelo menos 5 minutos antes do início das aulas. Após o início da Oração não será permitida a entrada de alunos nas salas de aulas.

Os alunos que chegarem atrasados para o 1º Horário de aula deverão registrar o motivo do atraso em documento junto à pessoa da disciplina que estará na área de entrada e aguardar o início do 2º Horário para entrar nas salas.

Obs: Após o 3º atraso, a família será notificada evitando a continuidade dessas ausências. Vale ressaltar que não constituirá impedimento para o ingresso as próximas aulas.

3 – Saída de alunos:

O aluno deve permanecer no ESFRA durante todo o período das aulas. Solicitamos aos pais que organizem os horários de seus filhos, como médico, dentista, etc, fora dos horários de aulas.

Caso o aluno tenha necessidade de se ausentar da escola antes do horário previsto para o encerramento das atividades, poderá fazê-lo com a presença dos pais/responsáveis, ou com solicitação, por escrito, do responsável, na agenda ou baixar formulário no site para preenchimento (clique aqui) O aluno deverá passar pelo Auxiliar de Disciplina para autorização e o devido encaminhamento.

4 – Dispensa de aula

Todos os pedidos de dispensa, comunicações aos professores e coordenação, agendamento de entrevista etc. deverão ser feitos por escrito ou por telefone. Somente serão aceitos os comunicados (pedidos de dispensas, agendamento de entrevistas etc.) feitos através dos responsáveis pelo aluno.

5 – Movimentação de Alunos durante as aulas

A movimentação das turmas durante as aulas, nas entradas e saídas para o recreio, deve ser feita de forma tranquila, respeitosa, sem correria, para não prejudicar o andamento das atividades das demais.
O sinal, no intervalo das aulas, é para troca de professores. O aluno deverá permanecer em sala, no devido lugar, preparando-se para a próxima aula.

6 – Objetos Perdidos

Como consta no contrato assinado no ato da matrícula o ESFRA não se responsabiliza por qualquer bem do aluno e/ou por ele trazido ao ambiente escolar e nele perdido, extraviado ou danificado assim como o seu ressarcimento. Todos os objetos perdidos e/ou esquecidos na Escola devem ser encaminhados e procurados na Secretaria.

Não é permitido que o(a) aluno(a) traga para as dependências da escola os materiais alheios ao processo ensino-aprendizagem e/ou de alto valor aquisitivo, tais como: celular, joias, relógio, máquina fotográfica, dinheiro, computador (salvo sob solicitação por escrito do docente), etc.

7 – Excursões – Festas

Nenhuma excursão ou festa envolvendo alunos poderá acontecer sem prévio conhecimento e autorização por escrito da Direção Pedagógica e conhecimento dos pais.

8 – Telefone

O telefone público poderá ser utilizado fora do horário de aulas ou com autorização do auxiliar de disciplina; para qualquer emergência procurar a Direção da escola.

9 – Conservação

Os banheiros, salas de aula, corredores, mesas da biblioteca, pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos. A carteira escolar é de uso individual. O aluno é responsável pela sua conservação, assim como será responsabilizado pelos danos ocorridos.
Obs.: No caso de danos à carteira (com corretivo ou chicletes, etc), o aluno será convidado a fazer a limpeza da mesma.


“A Escola é de todos nós... Zele por ela, orgulhe-se dela...

 Contribua para que ela seja a melhor, a mais bonita, a mais limpa...”

10 – Tarefas de casa

10.1- O aluno, diariamente, terá tarefas de casa como continuação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. É obrigatória a utilização da Agenda Escolar para registro diário das tarefas solicitadas, bem como a assinatura dos pais e/ou responsáveis no acompanhamento diário.

10.2- A tarefa de casa será cobrada sistematicamente pelo professor. Ao completar a 3ª tarefa não cumprida, no bimestre, a família será comunicada, devendo o aluno cumprir no 6ºhorário a(s) atividade(s) em atraso.


“O aluno que faz suas tarefas participa mais, vibra mais, questiona mais e a consequentemente, conquista sua independência, seus direitos, sua liberdade...”

11 – Calendário Escolar

O calendário escolar contém as principais atividades previstas para o ano em curso. É dever de todos zelar pelo seu cumprimento, respeitando as datas, horários e prazos estipulados.

12 – Doença

12.1 – Quando o aluno precisar faltar às aulas por motivo de doença, é imprescindível a família notificar à coordenação ou direção para que este entre em contato com os professores e realize os encaminhamentos pedagógicos.

12.2 – Caso o aluno apresente qualquer problema de saúde durante as aulas,

o ESFRA entrará em contato com a família.

12.3 – O ESFRA não ministrará nenhum tipo de medicamento aos alunos de acordo com a orientação da Lei Educacional.

13 – Namoro

O ESFRA não é contra o namoro entre alunos; entretanto devemos respeitar o ambiente escolar e por esta razão NÃO permitimos nenhuma manifestação calorosa dentro da escola como nas suas imediações, que possa se tornar constrangedora para outros alunos, pais, funcionários e demais pessoas que circulam na escola como: sentar no colo, abraços, beijos. Vale ressaltar que atitudes como do exemplo também devem ser evitadas pelos alunos na condição de amigos. Os alunos serão alertados, em caso de continuidade poderão ser suspensos da escola.

Outros Avisos

● As comemorações de aniversários de professores e colegas, bem como despedidas de fim de ano, nas salas de aula, devem ser realizadas de maneira sóbria sem movimentação nos corredores da escola.

● No turno oposto às aulas o aluno deve se dedicar aos estudos, portanto, só deve comparecer ao ESFRA se tiver alguma atividade esportiva, aula, estudo na biblioteca, ou outra atividade marcada pela coordenação ou professor(a), sempre uniformizado.

● Para maior segurança dos alunos solicitamos que os mesmos ao final das aulas ou de qualquer atividade aguardem os pais ou portadores na área interna evitando ficar fora do portão ou nas imediações da escola. 

Go to top