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Estrutura do Setor

Estrutura do setor – ESFRA FUNDAMENTAL I

 

“As crianças de seis anos de idade, que ingressam no Ensino Fundamental de 9 anos, encontram-se em pleno desenvolvimento mental, físico e motor. As funções cognitivas, como pensamento verbal, memória e percepção, estão em fase de estruturação e dependem da articulação com os demais aspectos do desenvolvimento integral da infância. Compreender essas questões que envolvem o desenvolvimento da criança é essencial para não corrermos o risco de querer tratar a criança separando a cabeça do corpo. Segundo a pedagoga Deyse de Campos, para a criança aprender é necessário dar vida aos conteúdos e programas curriculares, associando-os à atividade criadora e às experiências motoras e sociais. O pensamento da criança é peculiar em sua estrutura, composição e modo de funcionamento. A criança pensa, sente e se expressa com o corpo, com as mãos, por meio das sensações e das linguagens fisionômica, gestual, postural, cinética. Tais linguagens corporais antecedem a linguagem falada e o movimento é o recurso disponível para expressar emoções, sentimentos, pensamentos e para explorar o meio, a realidade. A criança, ao contrário da maioria dos adultos, não separa diversão de aprendizado, estudo de brincadeira; sua relação com o mundo não lhe permite tais oposições.”

(Em:  http://www.educacional.com.br/spe/pdf/PPedagogica/2011/EF11.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2011)

Objetivos

 

De forma geral, o MDP busca, na realização do trabalho no 1 o. ano do Ensino Fundamental de 9 anos, dar oportunidades para que a criança possa:

ampliar sua capacidade de autoconhecimento e, consequentemente, de se comunicar e interagir socialmente, estabelecendo vínculos afetivos positivos com outras crianças e adultos;

apropriar-se dos conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente, utilizando as diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) e construindo significados que lhe permitam elaborar e reelaborar essas aprendizagens.

 

Faixa Etária

6 a 10 anos (1º ao 5º ano)

 

Organização curricular

Matemática

Língua Portuguesa

Língua Inglesa

Geografia

História

Filosofia

Artes

Empreendorismo e Matemática Financeira

 

Corpo docente

 

Mª Nilza Sá Teles  - 1º ano                                    

Verônica Almeida   - 2º ano   

M.ª de Lourdes     - 3º ano                      

Senai Neves          - 4º ano                                                    

 Sandra Oliveira      - Língua Est. – Inglês

                                                                      

 

 

Coordenação pedagógica

Zelma Cristina Teles Ribeiro 

Áreas específicas

Educação Física 

Nesta proposta, objetivo da educação física é compreendido como aquilo que se pretende alcançar no processo educacional; não é o que se quer dar aos alunos, mas o que se aspira como resultado do processo de ensino e aprendizagem. Cada professor deve pensar o que pretende com determinada aula ou atividade, considerando os objetivos da escola, da disciplina que leciona e da realidade dos alunos. Os objetivos do trabalho devem estar claros, para que a avaliação possa ser desenvolvida a partir deles, posteriormente. Existem várias classificações de objetivos na Educação Física, mas, nesse momento, buscou-se explicitar

alguns que se conectam com a proposta pedagógica desenvolvida ao longo do material. São eles:

 

promover a consciência corporal;

propiciar a atuação dos alunos como sujeitos ativos no processo educacional;

tornar significativas as práticas corporais no cotidiano dos alunos;

desenvolver o domínio motor, afetivo, cognitivo e social;

estabelecer relações de respeito às diferenças e solidariedade;

desenvolver participação, criticidade, autonomia, criatividade e expressão corporal;

reconhecer as diversas possibilidades de movimento corporal a partir dos elementos culturais;

criar relações entre os conteúdos culturais e a realidade social;

propiciar o desenvolvimento de novas vivências corporais;

propiciar um ambiente educativo democrático.

propiciar uma conexão pedagógica entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

 

Conhecimentos privilegiados

 

– Jogos

– Jogos tradicionais

– Jogos de construção

– Jogos motores

Danças

Jogos de oposição (Lutas)

Pré-desportivos

– Ginásticas

– Ginástica com materiais

– Ginástica sem materiais

 

Além de desportos (futsal, handebol, vôlei e basquete), dança, capoeira, teatro e música.

Visitantes

Temos 10 visitantes e sem membros em linha

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