See other templates

HomeFUNDAMENTAL II

ESFRA FUNDAMENTAL I - Descrição

 

 ESFRA FUNDAMENTAL I

 

“As crianças de seis anos de idade, que ingressam no Ensino Fundamental de 9 anos, encontram-se em pleno desenvolvimento mental, físico e motor. As funções cognitivas, como pensamento verbal, memória e percepção, estão em fase de estruturação e dependem da articulação com os demais aspectos do desenvolvimento integral da infância. Compreender essas questões que envolvem o desenvolvimento da criança é essencial para não corrermos o risco de querer tratar a criança separando a cabeça do corpo. Segundo a pedagoga Deyse de Campos, para a criança aprender é necessário dar vida aos conteúdos e programas curriculares, associando-os à atividade criadora e às experiências motoras e sociais. O pensamento da criança é peculiar em sua estrutura, composição e modo de funcionamento. A criança pensa, sente e se expressa com o corpo, com as mãos, por meio das sensações e das linguagens fisionômica, gestual, postural, cinética. Tais linguagens corporais antecedem a linguagem falada e o movimento é o recurso disponível para expressar emoções, sentimentos, pensamentos e para explorar o meio, a realidade. A criança, ao contrário da maioria dos adultos, não separa diversão de aprendizado, estudo de brincadeira; sua relação com o mundo não lhe permite tais oposições.”

 

(Em: http://www.educacional.com.br/spe/pdf/PPedagogica/2011/EF11.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2011)

Visitantes

Temos 27 visitantes e sem membros em linha

Go to top