See other templates

HomeJÚNIOR

ESFRA Júnior - Descrição

 

 

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE E DO ESPAÇO DA SALA DE AULA PARA AS INTERAÇÕES E AÇÕES EDUCATIVAS

 

“O espaço, assim como o ambiente que nele se constitui, reflete o que se pensa, o que se quer e o que se pode fazer nele. Em uma casa, a organização do espaço indica o modo de vida de quem a habita, suas preferências, interesses e hábitos. Da mesma forma, em uma escola, essa organização revela a concepção educacional e a postura pedagógica dos professores que trabalham nesse espaço. O professor italiano Enrico Battini, da área de Arquitetura, citado por Forneiro5, escolheu um estilo, até mesmo poético, para explicitar o que entende sobre a relação entre a criança e o espaço: ‘Para a criança, o espaço é o que sente, o que vê, o que faz nele. Portanto, o espaço é sombra e escuridão; é grande, enorme ou, pelo contrário, pequeno; é poder correr ou ter de ficar quieto, é esse lugar onde ela pode ir para olhar, ler, pensar’.

Na Educação Infantil, a sala de aula, em particular, e a escola, como um todo, devem se constituir em um ambiente singular e revelador da identidade daquele grupo – professor e crianças – que o ocupa.

 

(Em: http://www.educacional.com.br/spe/pdf/PPedagogica/2011/EIg31.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2011)

Visitantes

Temos 13 visitantes e sem membros em linha

Go to top